As palavras que escolhi para começar o nosso dia são do escritor uruguaio Mario Benedetti, retiradas da obra O amor, as mulheres e a vida, uma antologia poética. O poema “estados de ânimo” tematiza essa inconstância espiritual a que estamos submetidos, em especial quando apaixonados. A estrofe final é magnífica, um símbolo do amor como sentimento narcísico. Afinal, amamos no outro, quase sempre, o reflexo de nós mesmos. Um bom dia a todos.
Estados de ânimo
Por Mario Benedetti
Umas vezes me sinto
como pobre colina
e outras como montanha
de cumes repetidos
umas vezes me sinto
como um precipício
e em outras como um céu
azul mas distante
Às vezes a gente é
um manancial entre rochas
e outras vezes árvore
com as últimas folhas
mas hoje me sinto apenas
como lagoa insone
com um embarcadouro
já sem embarcações
uma lagoa verde
imóvel e paciente
de bem com suas algas
seus musgos e seus peixes
sereno em minha confiança
confiante em que uma tarde
te aproximes e te olhes
te olhes ao olhar-me
Professora, obrigada por compartilhar este poema, é de uma sensibilidade linda. Falou muito ao meu coração. Tenho pensado muito nisto de amar-se no outro... Acho, sim, que seja um tipo de amor, mas dentro de um limite; porque se não passou de amor e a gente ainda pensa que tá amando. Aliás, ainda que o amor seja extenso, nobre e imensurável, muitas vezes, toda expressão de amor tem em si seu limite para não perder a essência tão bela inerente a este.
=*
Adoro vir aqui todos os dias sorver um pouco de "vitalidade" literária, a vida fica mais colorida, leve, suportável... Admito minha incapacidade em compreender como simplesmente algumas pessoas são indiferentes a arte, como conseguem viver sem o delírio, o sonho, a metafísica... Compartilhar suas experiências, doar-se ao outro é de uma grandeza que somente espíritos elevados alcançam. Fica registrada minha admiração!!
Ler para contar já faz parte dos meus dias, :D
Lívia, não sei se amor e limite são conciliáveis. Enfim, é um ponto a se pensar. Obrigada por ter vindo. Um beijo.
Heloísa, que comentário carinhoso e gentil. Venha sempre, é muito bem-vinda. Um beijo!
Amor, acho que vai gostar: citações sobre o hábito de ler - http://bit.ly/sLr27w
É verdade. Bem difícil. Mas, particularmente falando, não é limite de extensão, e sim de essência. Pode ir além, sempre, desde que não deixe de ser amor. Hehehehe, meio confuso, né?