Sou uma grande amante da cultura japonesa. Acho que o Japão sintetiza com perfeição as ideias de contemplação, disciplina e leveza. Uma inspiração para a minha noção de estética. Às vezes acho que o mundo é povoado de informações em excesso e como isso cansa! O Haikai (também chamado Haiku) é típica estrutura poética do Japão. Traduzidos para o português, transformam-se em versos objetivos, organizados em três linhas, com controle rigoroso do número de sílabas. Buscam a poesia pela síntese. Na cultura japonesa, o Haiku pode vir acompanhado de uma imagem, um símbolo da ideia manifesta no texto.
Paulo Leminski escreveu inúmeros haikais. Deixo-os com alguns deles para inspirar nesta sexta.
"amar é um elo
entre o azul
e o amarelo"
entre o azul
e o amarelo"
"A vocês, eu deixo o sono.
O sonho, não!
Este eu mesmo carrego!"
O sonho, não!
Este eu mesmo carrego!"
"jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga"
todo mundo feliz
até a formiga"
Juliana, eu adoro a estrutura do Haikai. Comecei a conhecer o Haikai por causa do Paulo Leminski. E também gosto da cultura japonesa. Obrigado pela publicação, pois foi de uma leveza inspiradora. Gosto daqui. Bom final de semana.
Abraço
Obrigada pela leitura de sempre, Vinícius. Abraço!
July, adoro haikais e adoro a cultura japonesa. Adoro mais ainda descobrir a profundidade da sua alma. Quando acho que a conheço, você tem sempre algo de belo para ensinar e revelar.
Raquelita, você é um doce. Um beijinho. Obrigada pelas palavras.