Patricia Highsmith e o Amor de Gato


on

No comments



Patricia Highsmith é autora de romances policiais como O Talentoso Ripley e Pacto Sinistro, ambos adaptados para o cinema. Numa visita rápida à livraria para tomar um café hoje, encontrei uma surpresinha escrita por ela escondida no expositor dos livros de bolso: o pequeno livro Os Gatos, formado por três historietas, três poemas e um ensaio sobre o amor aos felinos. Aparentemente Patricia era uma grande amante dos gatos e resolveu transformar esse amor em literatura. Como a relação entre gatos e livros é quase que necessária, recomendo a vocês o site Writers and Kitties, que tem uma coleção de fotos dos escritores com os seus bichanos. Um oferecimento ao Bobecito, meu persa fofo e literato.



“Gosto de gatos porque eles são elegantes e silenciosos, e têm efeito decorativo; uns leõezinhos razoavelmente dóceis, andando pela casa. (...)

Os gatos oferecem para o escritor algo que os humanos não conseguem: companhia que não é exigente nem intrometida, que é tão tranquila e em constante transformação quanto um mar plácido que mal se move.”