Henri Cartier-Bresson já esteve aqui no blog várias vezes, emprestando suas lindas imagens para momentos de inspiração. Hoje vamos conhecê-lo um pouquinho melhor, descobrindo os prazeres da fotografia.
Bresson foi um fotógrafo francês nascido no começo do século XX, autor de icônicas imagens. Sua obra sintetiza o olhar sobre diversos cantos do globo e, principalmente, sobre o humano. Exímio fotógrafo do homem, em suas diversas relações com o outro e com o mundo, Cartier-Bresson consegue um resultado bastante vívido, simples, como se ele mesmo fosse parte da cena que está captando. Preso durante a Segunda Guerra Mundial, conseguiu fugir após algumas tentativas. Para escapar, enterrou uma máquina que foi resgatada anos depois, revelando imagens preciosas sobre o período do conflito.
Há ótimas publicações sobre a obra do Cartier-Bresson disponíveis no Brasil, em especial os livro À Propos de Paris, uma coleção de fotografias da cidade Luz, e o Tête à Tête, este voltado somente aos portraits. Bom domingo a todos!
P.S. Foi extremamente difícil escolher as imagens para o post, considerando o acervo imenso do fotógrafo. Escolhi algumas que sempre me fizeram ir além da foto e sonhar. Escolham as preferidas de vocês, também, e recorram a elas quando tudo parecer perdido.
Postar um comentário