O bahiano João Ubaldo Ribeiro nasceu em 1941 e é um dos mestres da nossa literatura. Autor do romance Sargento Getúlio, personagem célebre, João Ubaldo cativa pela sua prosa refinada, mas leve, de observação das gentes. Deixo o trecho inicial de um conto; consegui ouvir o gotejar da água nas plantas. Para quem interessar ler o restante, ele está acessível no site da Academia Brasileira de Letras.
Amleto Ferreira
Por João Ubaldo Ribeiro
“Choveu a semana toda e amanheceu um dia tão feio quanto os precedentes. Às cinco da manhã, antes de passar a meia hora costumeira trancado no gabinete diante de uma bacia esmaltada e de um gomil cheio de água alfazemada, areando os dentes e lavando a cabeça, que havia atravessado a noite untada por uma camada espessa de caldo de babosa embaixo da touca para amaciar o cabelo, Amleto Ferreira entreabriu a janela e inspecionou seu jardim com desagrado. Quase sempre escuro sob a fronde emaranhada das árvores, que cobria uma conglomeração cerrada de folhas e ramagens de plantas baixas, o jardim estava ainda mais penumbroso, uma floresta gotejante, grandes bagos de chuva esparrinhando a água dos tanquinhos, onde até mesmo os uapés, as ervas-de-santa-luzia, as damas-do-lago, as jaçanãs, as jipiocas retorcidas como novelos de sucuris e as outras vegetações da água estavam excessivamente molhadas, afogadas na molúria que tornava tudo úmido, escorregadio e lamacento.”
Juliana, de tuas leituras, dos livros que endicaste, encontrei e vou começar a ler o D.H Lawrence. Só estou na dúvida quanto a que livro: encontrei um livro de poemas e o romance famoso "Mulheres Apaixonadas". Acho que vou comprar os dois e começar pelos poemas. Quanto ao João Ubaldo, ainda não o li. Já anotei o nome dele aqui.
Abraço
p.s: sinto sua ausência. Como a senhorita está?