Haruo Ohara: Um Brasil Japonês


on ,

2 comments



Sou uma grande admiradora da cultura japonesa, tanto pela delicadeza associada a suas representações artísticas, como pelo senso de disciplina e dever construídos desde a infância na personalidade individual dos japoneses. O Brasil é um país-amigo do Japão, dado o fluxo migratório que se iniciou no século XX, focado na região sul e sudeste do país. Haruo Ohara é um fotógrafo filho dessa união entre Brasil e Japão. Nascido em 1909, na província de Kochi, emigrou para o Brasil em 1927, terminando a vida no Paraná, em 1999. Sua fotografia retrata a vida no campo dos lavradores japoneses, a relação familiar, a infância em meio ao verde. Uma fotografia cheia de poesia para começar nossa terça-feira.



Na obra de Haruo Ohara, é possível perceber que os imigrantes japoneses que vieram trabalhar no campo brasileiro tinham por objetivo construir sua história no Brasil sem abandonar os laços culturais com o Japão. Muitos sonhavam com a volta ao Nipon, ao reencontro da família e da pátria.


Boa terça!





* Para quem quiser conhecer mais a fundo a obra de Haruo Ohara, este (ótimo) livro foi publicado pelo Instituto Moreira Sales.

2 comments