No tempo em que Rousseau era rei


on ,

2 comments

Nossas leituras nem sempre são literárias e hoje trago uma dica de um didático livro sobre história das ideias, focado no movimento Iluminista. É possível dizer que o mundo ocidental ainda é, essencialmente, moderno, no sentido filosófico do termo, isto é, sua cultura, costumes, valores, tradições foram forjadas na Idade Moderna com a formação dos estados nacionais e com as revoluções liberais. Compreender o ideário que estava na base de todo esse movimento é compreender a nossa forma de ver e viver o mundo. Existem muitos bons estudos e ensaios sobre o tema, de natureza mais acadêmica, mas para quem quer ler por curiosidade histórica, só para engrandecer seu conhecimento geral, através de um texto simples, didático e acessível, recomendo a leitura de O Iluminismo e os Reis Filósofos do historiador Luiz Salinas Fortes, publicado pela editora brasiliense na coleção “Tudo é História”. O texto é delicioso – dá pra ler na fila do banco, no intervalo da aula, antes de dormir, enfim, é agradável, acessível, sem deixar de cuidar do rigor histórico. Uma boa leitura para nós que somos eternos alunos!


“Como entender essas Luzes, como perceber o sentido dessa “iluminação” e como caracterizar essa filosofia? Eis aí os nossos problemas. Mas não pense o leitor que temos a pretensão neste simples estudo introdutório de responder a perguntas tão difíceis de forma exaustiva. Quem quiser compreender mesmo os filósofos do Iluminismo terá que ler suas obras. O que posso fazer aqui, portanto, é apenas formular um convite a essa leitura.”

* O quadro de Joseph Wright, pintado no século XVIII, é uma referência visual da simbologia iluminista. O experimento científico é a "luz" em meio à treva a que está submetido o povo.

2 comments